Seminário de Matéria Condensada - 26/10/2017, 11:00, Sala 426 (Torre Nova)

Espelhos de Bragg eletrônicos e estados eletrônicos vazantes no desenvolvimento de novas gerações de fotodetectores

Germano Penello (UFRJ)

A mecânica quântica trouxe um fenomenal avanço tecnológico para a nossa sociedade. Este avanço se deve, em grande parte, ao permitir o desenvolvimento de dispositivos que controlam os estados eletrônicos de maneira inédita. Nesta apresentação, será discutido como o confinamento eletrônico é utilizado em nosso grupo no desenvolvimento de novas gerações de fotodetectores.

Um poço quântico é uma estrutura bem estudada e discutida extensamente em livros textos de mecânica quântica: um poço de potencial gera estados eletrônicos ligados com paridade bem definida. Uma das tecnologias resultantes do confinamento eletrônico em poços quânticos é o fotodetector de infravermelho de poços quânticos (QWIP), utilizado em áreas como Astronomia, Medicina e segurança. Nesta apresentação, serão mostradas novas formas de confinamento eletrônico visando suplantar algumas limitações do QWIP.

A estrutura de bandas de uma amostra semicondutora é um ponto-chave no desenvolvimento de fotodetectores. Manipulando os materiais semicondutores pode-se criar super-redes que funcionam como um espelho de Bragg eletrônico e que permitem inovar no controle dos estados eletrônicos. Em nosso mais recente trabalho, o conceito de estado eletrônico vazante é utilizado para obter um detector de infravermelho fotovoltaico inédito. Apresentarei os fotodetectores desenvolvidos recentemente nos grupos de pesquisa por onde passei e as expectativas para o futuro desta nova abordagem.

 
 
germano2017.txt · Last modified: 2017/10/19 16:01 by caio
Recent changes RSS feed Creative Commons License Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki
Drupal Garland Theme for Dokuwiki